Worldcoin tem novo sistema de segurança. “Estamos a delinear todos os pormenores para quando estivermos novamente operacionais”, garante o Diretor Regional 

Em entrevista à Executive Digest, Ricardo Macieira, Diretor Regional para a Europa da Tools for Humanity, explicou este novo sistema e como estão a trabalhar para dar resposta às exigências da CNPD.

André Manuel Mendes
Maio 16, 2024
10:59

A Worldcoin Foundation anunciou esta quarta-feira a integração de um novo sistema de computação multipartidária (SMPC) no projeto Worldcoin, de forma a fazer frente às preocupações da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Este novo sistema “permite pegar num ‘segredo’ e partilhar entre diferentes partes para aumentar a proteção de dados”, sendo que nenhuma das partes individuais irá revelar informação sobre o segredo original, tornando assim impossível decifrar o conteúdo e sendo eficaz mesmo contra computação quântica”.

Em entrevista à Executive Digest, Ricardo Macieira, Diretor Regional para a Europa da Tools for Humanity, explicou este novo sistema e como estão a trabalhar para dar resposta às exigências da CNPD.

 

Depois das novidades apresentadas no passado mês de abril, que novidades tem a Worldcoin no que respeita à proteção dos dados sensíveis dos utilizadores?

A Worldcoin Foundation anunciou a implementação de um novo sistema de computação multipartidária segura (SMPC) no projeto Worldcoin em protocolo aberto. Este sistema, disponível no repositório Github para utilização indiscriminada para todas as organizações, visa estabelecer um novo padrão na área de proteção de dados, incluindo os dados biométricos.

Para além disso, a Worldcoin Foundation anuncia também que devido a este lançamento, eliminou o sistema anterior, incluindo os antigos códigos de íris.

Com a Tools for Humanity e a empresa de investigação e software TACEO, a Worldcoin Foundation integrou com sucesso esta nova implementação do SMPC que permite pegar num “segredo” e dividi-lo várias vezes entre diferentes partes para aumentar a proteção de dados. Nenhuma das partes individuais irá revelar informação sobre o segredo original, tornando assim impossível decifrar o conteúdo e sendo eficaz mesmo contra computação quântica.

 

Com a implementação de camadas extra de segurança acreditam no aumento de portugueses a aderir ao projeto?

Com a tecnologia SMPC estamos a aplicar estratégias avançadas para um nível mais elevado de proteção da privacidade dos utilizadores e para o uso de identificação e exclusividade de modelos biométricos. Esta camada extra de privacidade vai aumentar ainda mais a segurança do sistema World ID e a sua “verificação de singularidade”.

O novo sistema deve ser visto como um sinal de abertura para colaborar com a CNPD e é um passo importante que tem como objetivo aliviar as preocupações da CNPD e de outras autoridades de proteção de dados.

 

Já tiveram algum feedback por parte da CNPD sobre o processo em curso?

A Worldcoin Foundation está a cumprir com a pausa temporária solicitada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), continuando a manter um diálogo aberto com as entidades reguladoras e respondendo a todas as questões e preocupações da CNPD.

 

Durante este interregno em Portugal, o que têm feito para ir ao encontro das exigências dos reguladores?

Neste momento, estamos a delinear todos os pormenores para quando estivermos novamente operacionais e com esse intuito temos vindo a desenvolver e apresentar novos métodos para dar uma maior opção de escolha aos consumidores e controlo dos seus dados.

As atualizações apresentadas recentemente como a custódia pessoal, a verificação presencial de idade e a possibilidade de apagar a verificação do World ID através da eliminação permanente do código da íris são prova desse empenho em garantir que todos os indivíduos possam participar na rede Worldcoin de forma segura e autêntica.

Agora, com a apresentação do SMPC, a Worldcoin Foundation está a elevar a fasquia a nível da segurança e a dar um passo importante na encriptação segura e permanente dos códigos da íris, ao mesmo tempo que disponibiliza esta importante tecnologia a qualquer organização que pretenda aumentar a proteção de informações sensíveis.

 

Quais as expectativas para o mês de junho, quando termina a suspensão imposta pela CNPD?

A Worldcoin quer continuar a desenvolver e a fornecer as ferramentas que a humanidade precisa para se preparar para a era da Inteligência Artificial (IA). Para isso, esperamos continuar a apoiar a maior rede de seres humanos únicos e a trabalhar para garantir que todos participem na economia global e digital, preservando ao mesmo tempo a sua privacidade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.